quarta-feira, 6 de outubro de 2010




Hoje recebi uma e-mail do meu amigo aqr. Douglas Piccolo.
Segue a história e croquis da criação da camisa do Tigre .



COMO TUDO COMEÇOU !


O primeiro contato com a cidade de Criciúma se deu através do Antenor Angeloni em 1972. Participamos nos Estados Unidos de um seminário sobre supermercados.
Em 1974, passei por Criciúma para visitá-lo em uma viagem de turismo.
Em 1976, ele me convidou para fazer um hipermercado para a sua empresa e reformular a identidade visual.
De 1976 a 1983, freqüentei Criciúma intensamente.
Em um momento (não tenho a data precisa) estava em discussão a fusão dos times da cidade, Comerciário, Metropol e se não me engano o Próspera também (os três apareciam sempre na loteria esportiva recém implantada).
Foi feita a fusão e o Antenor foi eleito o primeiro presidente do novo time. Criciúma Esporte Clube. Como o nosso escritório desenvolvia e desenvolve trabalhos na área de comunicação visual, ele quase que me intimou a homenagear o Criciúma fazendo um trabalho completo (símbolo, cores, uniforme, etc.).
Solicitamos os elementos institucionais da cidade, bandeira, brasão, etc, bem como os elementos significativos referentes à cidade, a cultura, sociais, econômicos, políticos, etc.
Ficamos analisando todos estes aspectos e chegamos à conclusão que o carvão era extremamente significativo como indutor conceitual. As cores: azul, lembrava o Comerciário; o verde e vermelho, além de ligações lusitanas, também não tinham vibrações de modernidade e independência com relação ao passado. Foi sugerido, porque não o “ouro negro” ligado ao carvão. Elegemos o amarelo ouro, o preto extraído das cores da cidade simbolizando o carvão e o branco para neutralizar o peso das cores extremamente fortes, propondo uma tricromia – um time tricolor. A tricromia foi aceita e o branco foi considerado pela diretoria com a cor apaziguadora das torcidas unificadas. Faltava definir o símbolo.
O arquiteto Altair Guide foi quem ficou responsável pela obra do hipermercado e estava em campanha para prefeito de Criciúma e foi eleito. Ele contratou junto à equipe do Jaime Lerner um trabalho visual para a campanha e gestão. Nós achamos interessantes e fortes o símbolo por ele adotado. O processo de massificação da imagem estava em andamento, então se estabeleceu a seguinte discussão: porque não se fazer uma ligação visual, naquele momento histórico, utilizando o mesmo símbolo com cores diferentes. Com a aprovação do Antenor e de alguns membros da diretoria tivemos o sinal verde e fizemos a proposta completa.
Definimos as cores, símbolo, logotipo, uniforme 1, uniforme 2, etc.
Naquela época fazíamos os trabalhos em arte final manual e as pranchas originais foram entregues a diretoria que o aprovou totalmente, implantando-o sem nenhuma restrição.
(O Criciúma jogava melhor quando usava o uniforme 2).
O trabalho foi desenvolvido por Douglas Piccolo/ Sylvio Ulhoa Cintra Filho- Arquitetos/ Designers.
Anos mais tarde ficamos indignados quando soubemos que o Hans Doner (designer da Globo) foi contratado para redesenhar o uniforme e cobrou cem mil dólares. Não acrescentou nada a não ser utilizar as novas condições tecnológicas de impressão em tecido para “dourar a pílula”.
Quando projetamos os uniformes 1 e 2 tivemos dificuldades na confecção devido as condições da época, embora a região tivesse as melhores condições do país em avanços tecnológicos na área (Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma, etc).
O Silvio Silva, mais tarde, ex-diretor do Angeloni, nos solicitou também a comunicação visual e a criação dos uniformes para o time da praia do Rincão em função do sucesso do desenvolvimento da comunicação visual feita para o Criciúma. Nós atendemos ao seu pedido e presenteamos o pessoal da praia do Rincão.
Até hoje o Sylvio Ulhoa Cintra Filho e eu ficamos emocionados ao ver o Criciúma jogar ostentando a nossa criação, praticamente com os conceitos fundamentais mantidos.

Abraços,
Arq. Douglas Piccolo

3 comentários:

  1. Demais presidente! É a história do Tigre contada por quem esteve presente e atuante. Parabéns, belíssimo post.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post.
    Parabéns presidente!

    ResponderExcluir
  3. hehe, eu nem imaginava que o criador da camisa era meu parente :D

    ResponderExcluir